terça-feira, 24 de junho de 2014

Os super-poderes dos mirtilos


Os mirtilos que pode encomendar no Pede Salsa vêm de Penela, de uma quinta onde se recorre à mão-de-obra local para a apanha manual. A colheita é cuidada, de forma a preservar a purina - substância que dá ao mirtilo a sua cor maravilhosa e permite a sua conservação em óptimas condições por mais tempo.

Não é que precisemos de razões para comer mirtilos, para além do seu sabor e aspecto irresistível. Mas vale a pena conhecer os benefícios que nos oferecem: são imensos e inversamente proporcionais ao seu tamanho!



Começando pelo seu poder antioxidante: é o fruto com maior concentração deste grupo de vitaminas, minerais e enzimas. Os antioxidantes são especialmente importantes pois neutralizam os radicais livres, responsáveis pelo aparecimento de inúmeras doenças e que surgem quando estamos expostos a radiações, produtos químicos, poluição, fumo, álcool, pesticidas...

Outro super-poder dos mirtilos é o de baixar o nível de mau colesterol, de uma forma mais eficaz do que os medicamentos geralmente usados para este fim.
Tem também um efeito muito benéfico na prevenção e tratamento de infecções urinárias, sobretudo quando consumido em chá ou sumo.

Colites, diarreias e inflamações da boca são situações que também podem melhorar pela acção anti-bacteriana dos mirtilos. Mas não é tudo: até o cérebro será beneficiado, pois existe um efeito protector contra o envelhecimento e perda de memória, inclusive em quadros de Alzheimer. Os mirtilos êm também um efeito anti-depressivo.


A elevada concentração de anticianina faz ainda destes pequenos frutos verdadeiros amigos dos olhos, melhorando a visão nocturna e reduzindo a sensação de “vista cansada”. Potenciam a restauração da pequena circulação, pelo que têm efeitos benéficos em situações de retinopatia diabética, falta de perfusão renal e pé diabético.

Sem comentários:

Enviar um comentário