quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Poderoso tomilho




O tomilho é um arbusto pequeno, cujas folhinhas, frescas ou secas, são presença assídua na cozinha mediterrânica. O seu aroma resiste bem a temperaturas altas, por isso pode ser usado durante a confecção dos alimentos – peixe, aves, legumes, guisados, molhos.
Mas para além de tempero na cozinha, também é usado, desde há milénios, para preparar infusões com muitos benefícios para a saúde. É benéfico em situações de problemas respiratórios (é expectorante e bom para a garganta), funciona bem como digestivo, elimina parasitas intestinais e alivia dores de barriga (é anti-espasmódico).
É rico em timol, que tem um grande poder anti-séptico. Um estudo recente revelou que o tomilho tem propriedades poderosas contra a acne - mais até do que alguns cremes vendidos na farmácia sob receita médica. Ataca a bactéria mais comum que alastra na pele provocando as borbulhas e espinhas típicas da adolescência. No estudo foram usados vários métodos e a infusão de tomilho com álcool revelou-se a mais eficaz.
Existem registos de 3000 a.C. que revelam o uso de tomilho em cataplasmas, na Suméria. Não descobrimos nos laboratórios modernos nada de novo, portanto.
O nome latino thymus, vem do grego Thymon, que significa coragem. Por isso o tomilho passou à  história como símbolo de Coragem, Valentia e Energia. Qualidades bem precisas, por estes tempos. Vai um chá de tomilho fresco?

Sem comentários:

Enviar um comentário