terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Tarte de maçã merengada




Massa:
250g farinha
50g açúcar
130g manteiga fria
1 ovo

Recheio:
1 Kg de maçã reineta
50g de açúcar
Sumo de limão

Merengue:
3 claras 
150g de açúcar


Deite a farinha numa taça, abra uma cova e no centro deite o ovo, o açúcar e a manteiga aos cubinhos. Misture com os dedos até ter uma massa homogénea. Forme uma bola, embrulhe-a em película e deixe-a no frigorífico 30 minutos. (pode optar pela receita de massa quebrada do livro base da bimby).

Neste tempo, pode ir preparando o recheio. Descasque e descaroce as maçãs e leve-as a cozer em lume muito brando, sem água, mexendo de vez em quando. No final junte o açúcar e o sumo de limão e passe com a varinha mágica. (Se tiver bimby, pique as maçãs 1m / vel. 5 e depois programe 15m / 100˚ / vel. 2. Junte o açúcar e o limão e programe mais uns segundos na Vel. 5.)Deixe arrefecer.

Retire a massa da película e estenda-a com o rolo. Cubra com ela uma uma tarteira previamente untada. Pique-a com um garfo e leve ao forno previamente aquecido a 200º, cerca de 15 minutos.

Quando a base e o puré estiverem frios, volte a aquecer o forno a 160º e prepare o merengue. Comece a bater as claras e quando fizerem espuma, acrescente o açúcar, colher a colher. Deixe bater muito bem, na velocidade máxima, até que as claras em castelo estejam bem firmes e brilhantes.

Deite o puré de maçã na base, espalhando-o uniformemente por toda a superfície. De seguida distribua o merengue por cima do puré. Pode usar um saco de pasteleiro com um bico frisado ou simplesmente espalhar às colheradas e uniformizar com um garfo. Leve ao forno até alourar, o que pode demorar 30 a 45 minutos. 
Desligue o forno e deixe arrefecer um pouco lá dentro, antes de retirar a tarte.

Nota: Pode usar maçã reineta ou royal gala. Junte um pouco de sumo de limão, se for esse o caso

Do blog No Mundo de Luísa:

Sem comentários:

Enviar um comentário