quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Os poderes da couve


Sabia que as folhas mais verdes da couve são as mais ricas em nutrientes? Qualquer couve tem um poderoso efeito antioxidante, grande teor de vitaminas, cálcio e outros minerais essenciais. Mas é na cor verde que está a maior parte do seu poder.
As couves são muito benéficas para o aparelho digestivo, sobretudo o estômago e o cólon. Acalmam perturbações (ajudam, por exemplo, a cicatrizar úlceras) e evitam indigestões. Combatem a prisão de ventre, porque são ricas em fibra, o que contribui para a saúde do cólon.
São também benéficas para a pele. Existe aliás uma velha receita popular para tonificar e regenerar a pele do rosto, que consiste em aplicar água de cozer couves!
Além disso, fortalecem o sistema imunitário e têm uma forte ação antibacteriana. Previnem constipações e infecções respiratórias. Quando estas já estão instaladas, a couve contribui para o seu alívio, desobstruindo vias respiratórias e acalmando a tosse.
Os seus poderes são tais que a sabedoria popular manda aplicar folhas de couve na testa, em caso de febre ou enxaqueca, e nas mamas dolorosas devido à subida de leite, no pós-parto. Cozidas no vapor e aplicadas quentes, aliviam as dores provocadas pela artrite.

Não deite fora o melhor da couve!

Coza-a no vapor ou cozinha-a sem água (salteada) para aproveitar todos os nutrientes. Se a cozer de forma tradicional, mergulhada em água, guarde esse caldo para a próxima sopa, pois ele reúne grande parte dos nutrientes da couve. É como quando bebemos uma infusão – não nos passa pela cabeça comer as folhas e deitar a água fora J
A couve é ainda mais poderosa se consumida crua, em saladas ou em sumos. Misture a couve, na máquina de sumos ou na bimby com outro fruto ou legume mais doce (cenoura, maçã, laranja...) e beba de imediato. 

Sem comentários:

Enviar um comentário